Maria Gadú, revelação musical 2009

05/04/2010 20:29

 

Depois de assistir à premiação do Melhores do Ano ontem, no Domingão do Faustão, eu tive certeza absoluta de que falta muito bom senso nesse país. Aceitar que Victor e Leo ganhem o prêmio de banda do ano e Luan Santana ostente a bandeira de revelação 2009 é até fácil, o sertanejo domina o público nacional faz tempo. É só pegar um ranking da Billboard Brasil.

 

Mas é que vai além, gente. Quer dizer, segundo o programa, as três melhores cantoras nacionais são Claudia Leitte, Ivete Sangalo e Tania Mara. (Os cantores são Seu Jorge, Daniel e Padre Fábio de Melo). Ainda na mesma linha de raciocínio, a melhor música do ano foi Você Não Vale Nada, do Calcinha Preta. Acho que não preciso comentar.

Pois bem, tendo visto uma das minhas queridinhas do cenário nacional com duas indicações no prêmio (Cantor Revelação e Música do Ano, com Shimbalaiê), senti-me na obrigação de vir aqui compartilhar com vocês a doce voz de Maria Gadú, paulistana radicada no Rio de Janeiro.

O visual engana: um desavisado que olhe pra Gadú de primeira consegue enxergar nela só mais uma indiezinha tentando carreira na música. Mas não. E antes que me digam qualquer coisa: Também não é só mais uma agreste na mpb. Pelo menos ao que parece até agora. E aqui não estou defendendo “OLHA MINHA GENTE COMO ESSA MENINA É DIFERENTE HEIN”, porque não é. Mas seu som tem qualidade, e isso, por si só, já é um referencial e tanto.

Assim, na casa dos vinte e poucos anos, Maria Gadú compõe delicinhas e ainda faz versões irresistíveis com seu violão. Já com música em trilha de novela, fechou contrato com a Som Livre para lançar o disco de estreia e chamou a atenção de artistas como Caetano Veloso e Milton Nascimento. Shimbalaiê mereceu estar entre as três músicas do ano, porque olha: gruuuda. De uma forma gostosa.

Vale enfatizar:

A cantora disponibiliza versões de Ne Me Quitte Pas e Baba, além de músicas de sua autoria. Pega a variedade. Apaixonei-me por Maria Gadú, alguém avisa? Seu CD, homônimo, já está à venda.

E aqui, não desmerecendo outras vozes que não estão rodando pelo mainstream e nem os artistas que concorreram e venceram neste ano, fica o meu voto de tristeza. Maria Gadú foi a revelação musical brasileira de 2009 pra mim. Pelo menos entre aqueles que concorreram ao prêmio


 

E a gente concorda em gênero, número e grau né?

—————

Voltar