
Maria recebe Prêmio de Música Digital
24/11/2010 09:05Na noite em que Ivete Sangalo era a grande atração da primeira edição do Prêmio Música Digital, realizada no teatro Oi Casa Grande, na zona sul do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (23), a baiana saiu de mãos abanando, sem conquistar nenhum dos três prêmios a que estava indicada.
Ivete concorria nas categorias Pop, com a música Agora Eu Já Sei, Regional, com a canção Na Base do Beijo, e como artista mais engajada na promoção da música digitalizada via internet. A cantora subiu ao palco, ao lado do cantor Martinho da Vila, para chamar os apresentadores que anunciariam o vencedor das categorias. Brincalhona, Ivete respondeu a Martinho, que cantou para ela a música Mulheres ("Já tive mulheres de todas as cores, de várias idades, de muitos amores...").
- Mulher nunca tive, não, mas dei minhas cacetadas no pessoal. Comigo é na base do beijo.
Milton Nascimento, outra presença ilustre que entregou o prêmio MPB para Maria Gadú, pela música Shimbalaiê, não sabia como anunciar o vencedor, já que não havia envelope a ser lido e o prêmio aparecia no telão digital após o toque na tela do monitor.
Assim como Milton, o público parecia pouco à vontade com o excesso de tecnologia. O tédio dos espectadores era visível quando aparecia na tela a apresentadora virtual Nani Mobile.O ponto baixo do prêmio ficou por conta da ausência de boa parte dos premiados. Tanto é que os executivos das gravadoras Sony Music e Som Livre, representando os artistas, alternavam subidas no palco e brincavam em público com a disputa de quem levaria mais prêmios.
Homenageado por ser pioneiro nas investidas digitais da música brasileira, com a canção Pela Internet, lançada em 1997 e inspirada no samba de 1916 Pelo Telefone (do compositor Donga), Gilberto Gil também não foi à cerimônia. Ele gravou uma versão da música, transmitida em vídeo.
A vibração do público apareceu em alguns momentos, como quando anunciaram as músicas Você Não Vale Nada, do grupo Calcinha Preta, e o hit Rebolation, de Parangolé, na categoria Regional. Na categoria Internacional, o prêmio foi para a cantora Beyoncé, pela música Halo. Além de concorrer com Black Eyed Peas, Michael Jackson e Mariah Carey, ela participava também com a música If I Were a Boy. Alexandre Schiavo, presidente da Sony, agradeceu em nome de Beyoncé.
- Acabei de mandar uma mensagem de celular para a Beyoncé falando do prêmio e do carinho dos fãs aqui no Brasil.
Vencedores na categoria Artista Revelação, os meninos do Restart tiveram que encarar no palco as brincadeiras do humorista do programa CQC, Felipe Andreoli, que entregou o troféu à banda.
- As fãs desses caras ficam o dia inteiro na internet votando para eles ganharem todos os prêmios: mais um voto, mais um voto, mais um voto... Assim não dá!
Logo depois o Restart se apresentou, com a música Pra Você Lembrar.
Milton Nascimento, com a canção Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor, e os cantores Otto e Céu também subiram ao palco.
Fechando a noite do evento, que premiou os artistas mais comercializados na internet brasileira nos últimos 12 anos, a banda mineira Pato Fu homenageou os reis da música, Roberto Carlos e Paul McCartney, com as canções Todos Estão Surdos e Live and Let Die.
Lista dos vencedores do Prêmio Música Digital
PREMIAÇÃO POR VENDAS
MPB: Shimbalaiê, Maria Gadu
Pop: Borboletas, Victor & Léo
Rock: Me Adora, Pitty
Regional: Chora, Me Liga, João Bosco & Vinícius
Sertanejo: Meteoro, Luan Santana
Samba e Pagode: Valeu, Exaltasamba
Urbana: Desabafo/Deixa Eu Dizer, Marcelo D2/Claudia
Religiosa: Faz um Milagre em Mim, Regis Danese
Internacional: Halo, Beyoncé
Mais Vendida no Brasil: Halo, Beyoncé
VOTO POPULAR
Artista Revelação: Restart
Música do Ano: Meteoro, Luan Santana
Artista do Ano: Móveis Coloniais de Acaju
PREMIAÇÃO POR RECONHECIMENTO DIGITAL
Marca mais engajada: Terra/Sonora
Artista mais engajado: Skank
—————
Comente!
Nenhum comentário foi encontrado.